Minha História

Sou Adriano Bandeira, 43 anos, cidadão negro nascido em Aracaju /SE e que desde criança sempre tive vontade de ter uma profissão onde pudesse combater as injustiças sociais e defender os direitos das pessoas. Uma das minhas paixões é a família, por quem muito me dedico. Sou filho de Dona Bernadete, 88 anos, e seu Manoel, já falecido. Tenho como companheira a ex-deputada estadual e hoje superintendente de Proteção Animal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Causas Climáticas (Semac), Kitty Lima, que segue me apoiando em todos os desafios que decido enfrentar. Tenho uma filha, Beatriz, de 14 anos, carinhosamente chamada por todos de “Bia”, fruto do meu primeiro casamento.

Passei a infância e a juventude no Conjunto dos Motoristas, bairro Luzia. Quando criança, estudei no Colégio CEPI. Na juventude, passei pelo Grêmio Escolar Graccho Cardoso e Colégio Visão. Em âmbito acadêmico, cursei Direito e Ciências Contábeis. Sou especialista em Gestão Tributária e Planejamento Fiscal.

Ao observar que o local onde morava estava passando por diversos problemas, decidi colocar meu nome à disposição da comunidade no Conjunto dos Motoristas, bairro Luzia. Com apoio dos moradores da região, aceitei o desafio e fui presidente da Associação dos Moradores do Conjunto dos Motoristas por cerca de 10 anos. Pouco tempo depois, fui eleito presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) e atualmente exerço o cargo de presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol).

Atuação Policial

Minha história no ambiente da Segurança Pública iniciou em 2001, ano em que fui aprovado no concurso da Polícia Civil do Estado de Sergipe, para o cargo de Agente de Polícia Judiciária. Ao longo da trajetória policial, atuei em atividades cartorárias, investigativas e administrativas, passando por Delegacias Plantonistas, Metropolitanas e Especializadas. Fui vice-diretor da Acadepol Sergipe, também coordenei equipe de investigações e operações vinculadas à Secretaria da Segurança Pública do Estado de Sergipe (SSP/SE) e ao Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Em âmbito administrativo, atuei como diretor de Transportes da SSP/SE.

Após passar por diversas áreas na Polícia Civil, coloquei meu nome à disposição para lutar pelos direitos dos policiais civis e me tornando em 2018 presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) e em 2022 me tornei presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), maior entidade representativa da classe dos policiais civis do país.